• AEROPORTOS

     

     

    Graças à expertise nos vários segmentos de transporte de passageiros e diante da dificuldade no acesso aos voos partindo das cidades do interior do Brasil, desde 2005 a Socicam passa a atuar no setor aeroportuário para atender a necessidade destes usuários. Os resultados desta atuação bem sucedida podem ser comprovados nos Aeroportos  de  Vitória da Conquista – BA,  São João Del Rei – MG, Ipatinga – MG, Comandatuba – BA , Juiz de Fora (Zona da Mata) – MG, Divinópolis – MG  e Caldas Novas –GO.

    A Socicam também atua na implementação e operação de Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo – EPTA de SCI – Seção Contraincêndio e de Canal de Inspeção para proteção da Aviação Civil, e presta serviços de handling, entre outros serviços, garantem segurança, conveniência para as companhias aéreas e conforto aos passageiros.

  • AEROPORTO DE SÃO JOÃO DEL REI - MG

    O Aeroporto Prefeito Octavio de Almeida Neves, localizado na Regional Colônia (Zona Norte da cidade de São João Del Rei) é o mais importante da região. Teve sua reforma e ampliação consolidadas no ano de 2006 e já no ano de 2007, teve início ás atividades comerciais no Campo das Vertentes, com o voo inaugural em 05 de abril de 2007, pela Total Linhas Aéreas. Em 2011 a Socicam assumiu a administração e operação do aeroporto realizando investimentos que foram determinantes para a ascensão de sua categoria certificada pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Hoje, o município vem polarizando cidades do Campo das Vertentes e Sul de Minas às quais utilizam cada vez mais do transporte aéreo tanto para o modal turístico quanto para os negócios, alavancando o fluxo aéreo executivo, que se encontra em plena expansão. 

     

    AEROPORTO DA USIMINAS / IPATINGA - MG

    O Aeroporto da  Usiminas  é um aeroporto regional que serve a toda a Região Metropolitana do Vale do Aço (Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso) e cidades adjacentes. Encontra-se instalado próximo ao Distrito Industrial do Município de Santana do Paraíso, a 3 km do centro de Ipatinga.

    A partir de janeiro de 2012, a Socicam tornou-se responsável pela administração e operação do aeroporto em parceria com a Usiminas. 
    O aeroporto possui voos diários com destinos diretos para Belo Horizonte - MG (Aeroporto de Confins e da Pampulha), São Paulo – SP (Aeroporto de Guarulhos), bem como ligação com vários outros destinos através de conexões.
  •  

    AEROPORTO BRIGADEIRO ANTÔNIO CABRAL – DIVINÓPOLIS – MG

    O Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral situa-se na cidade de Divinópolis, e é considerado o mais importante Aeroporto da região do Centro-oeste mineiro. Dispõe de uma pista de 1.540 metros e com 30 metros de largura, sinalização, balizamento e iluminação.

    O funcionamento do aeroporto tem extrema importância em sua atividade, no propósito de atender toda a região, que além de ser polo mineiro da moda, acolhe setores calçadistas, indústrias de fogos de artifício, pelo comércio diversificado e pela qualidade de suas escolas de ensino regular e de graduação superior. 

    O primeiro voo comercial do Aeroporto de Divinópolis após as obras de ampliação teve início no dia 6 de julho de 2015. São ofertados pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras através do turboélice ATR-72, cinco voos por semana (dom, seg, ter, qui e sex), entre as cidades de Campinas e Divinópolis. 

    Em fevereiro de 2015, a Socicam assumiu o encargo da administração e operação, através de contrato de prestação de serviço assinado com a Prefeitura.

     

    AEROPORTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

    Assumido pela Socicam, em 2008, o aeroporto de Vitória da Conquista passou a atrair o interesse das empresas aéreas regionais, suprindo uma grande demanda reprimida, tornando-o um empreendimento economicamente viável e referência entre os aeroportos do Estado da Bahia. 

    Os  investimentos feitos no aeroporto foram determinantes para a ascensão de sua categoria certificada pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, a qual tornou possível a realização de pousos e decolagens de aeronaves de médio porte. 

    O aeroporto possui voos diários com destinos diretos para Salvador – BA, São Paulo SP (Aeroporto de Guarulhos), Belo Horizonte – MG (Aeroporto de Confins), bem como ligação com vários outros destinos através de conexões.

  • AEROPORTO ILHA DE COMANDATUBA - BA

    Em agosto de 2016, a Socicam assumiu o encargo da administração e operação do aeroporto Ilha de Comandatuba - BA, através de contrato de concessão assinado com a AGERBA - Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia. 

    O Aeroporto possui uma pista com 2.000m x 30m, dispõe de vários auxílios visuais e de navegação aérea, tornando o assim um dos mais seguros da região sul da Bahia. O aeroporto oferece uma infraestrutura aeroportuária completa para receber aeronaves de grande porte como, Airbus A 320, Embraer EMB 195 e Boeing 737 -700/800, e aeronaves da aviação geral e táxi aereo.

     

     

     

     

     

     

    AEROPORTO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO (JUIZ DE FORA/ZONA DA MATA – MG)

     

    Em 23 de agosto de 2011, o Aeroporto Presidente Itamar Franco iniciou suas operações com dois voos diários da Azul Linhas Aéreas com destino a Campinas/SP. Através de Licitação Pública do Governo do Estado de Minas Gerais, desde Janeiro de 2015, o Aeroporto está sob a responsabilidade da Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata S.A., formada pelas empresas Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda. e Universal Armazéns Gerais Alfandegados Ltda.

     Em 23 de março de 2015, a companhia Gol Linhas Aéreas iniciou suas operações no Aeroporto com voo diário para Belo Horizonte/MG e Congonhas/SP, operando com Boeing 737. Juntas, estas duas empresas aéreas oferecem 4 voos diários com ligações diretas para vários outros destinos no Brasil e até no exterior.

    O Aeroporto Presidente Itamar Franco concentra, em suas instalações, sistemas com avançadas tecnologias, a segunda maior pista do Estado de Minas Gerais com 2.525 m de comprimento por 45 m de largura e dotada de equipamento para pouso e decolagem de precisão e todos os demais auxílios às operações aeronáuticas.

    Conta ainda com um Terminal de Cargas com 1.200 m2 de área de armazém de cargas com monitoramento 24 horas através de câmeras de vigilância e profissionais capacitados para os processos de recebimento, armazenamento e expedição, de forma a garantir a segurança e integridade física das cargas.

  • AEROPORTO NELSON  RIBEIRO  GUIMARÃES – CALDAS NOVAS – GO

    O Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães  localizado no município de Caldas Novas tem  o papel de atender a demanda de transporte aéreo de toda a região sul do Estado de Goiás. Inaugurado em 2002, é o segundo maior terminal de passageiros e carga do Estado , com uma área coberta de 2.980 metros quadrados, atrás apenas do aeroporto de Goiânia.  A pista de pouso possui  dimensões de 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura. Operam no aeroporto as empresas aéreas TAM, AZUL e GOL.

    Em  novembro  de 2015, a Socicam assumiu o encargo da administração e operação, através de contrato de concessão assinado com a Prefeitura.

     

     

     

      

     

    ESTAÇÕES PRESTADORAS DE SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES E DE TRÁFEGO AÉREO - EPTA

    A Socicam esta habilitada para desenvolver as atividades relacionadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo, como: implantação, operação, manutenção e gerenciamento operacional.

     Atualmente a Socicam opera e gerencia a EPTA do aeroporto da Usiminas, em Ipatinga, de Governador Valadares ambos no Estado de Minas Gerais.

      

    Conheça os aeroportos administrados pela Socicam